min-petro
 

Consolidação e Centralização de Datacenters na Petrobras

 

DESAFIO

Diante da necessidade de reduzir custos CAPEX e OPEX e frente à iminente expansão da demanda em investimentos no pré-sal e outros projetos, o que determinava uma maior agilidade de gestão e operação dos ambientes de TI, nascia o projeto de Consolidação e centralização de datacenters.

 

SOLUÇÃO

Foram desenvolvidos dois projetos: um para aceleração das aplicações que rodam na WAN, permitindo sua centralização (tecnologia Riverbed); e um de migração de aplicações e conteúdo de diversas unidades consolidadas em um datacenter principal (tecnologia VMware).

 

RESULTADO

  • Utilizando a tecnologia de virtualização de servidores foi possível reduzir em uma escala de 30:1 o número de servidores físicos, ou seja, para cada 30 servidores virtuais, um único servidor físico;
  • Redução no índice de consumo dos links de comunicação;
  • Grande melhoria da disponibilidade dos serviços de TI e enorme redução de esforço de gestão e otimização da agilidade para prover novos ambientes;
  • A melhoria da experiência do usuário final no acesso às aplicações corporativas e na utilização do ambiente;
  • Redução de custos de propriedade e manutenção.

graficodatacenter

 

Desenho e implementação de processo de negócio (BPM) para Petrobras

 

DESAFIO

O cliente não conseguia atingir o nível de eficácia desejado em seus processos de negócios, pois não tinha ferramentas para medir seu desempenho e identificar possíveis gargalos que interferiam na eficiência dos processos.
Havia a necessidade de construir uma plataforma capaz de integrar e interagir com clientes e fornecedores, possibilitando uma resposta confiável, rápida e de acordo com a expectativa do mercado, para prover meios de melhorar a capacidade de execução, controle e monitoração dos processos de negócio e dar suporte à mudança cultural em uma organização de grande porte como a Petrobras.

 

SOLUÇÃO

Após o levantamento das necessidades, mapeamento dos processos existentes, identificação e avaliação de ativos, a solução proposta e implementada pela Decatron utilizou como base o Oracle BPM Suite e Oracle SOA Suite, que compõem a plataforma de inovação de negócios Oracle Fusion Middleware, Oracle Portal  e SCRUM como Metodologia Ágil de Desenvolvimento  de Software.

 

RESULTADO

A adoção da metodologia orientada a processo possibilitou:

  • Otimização da operação;
  • Controle de atividades e prazos;
  • Redução do custo de operação e manutenção;
  • Grande melhoria no tempo de resposta aos clientes;
  • Criação da fábrica de implementação BPMS na TI do Cliente.

 

Implementação das Salas de Controle Remoto da Petrobras

 

DESAFIO

Melhorar o gerenciamento dos processos de TI Industrial nos ambientes de automação Offshore, pois o translado de equipamentos e pessoas era um fator crítico que gerava a necessidade de uma nova filosofia de trabalho para operar os sistemas de automação de forma remota, nas plataformas marítimas da Bacia de Campos.

 

SOLUÇÃO

Foram utilizadas técnicas de virtualização e tecnologias aliadas para garantir que as operações executadas nas plataformas (Offshore) também pudessem ser executadas em terra (Onshore) e controladas por operadores capacitados.

 

RESULTADO

  • Um ambiente com maior integração de sistemas, assistido por uma única equipe especializada; 
  • Alta disponibilidade afim de assegurar o ambiente operacional em regime 24×7, visto a criticidade da operação e controle das unidades remotas; 
  • Menor quantidade de equipamentos e pontos de falha;
  • Diminuição de custos que envolviam o embarque de desembarque de pessoas e equipamentos;
  • Mais qualidade de vida para os colaboradores que não precisam mais estar embarcados para realizar suas atividades.