Suncoke

 Solução de Hiperconvergência para SunCoke Energy Brasil 

 

DESAFIO: 

Com a missão de produzir coque (ingrediente essencial para a produção de aço baseada em alto forno) e ter a melhor logística de carvão do mundo, a empresa multinacional SunCoke busca constantemente formas de inovar e aprimorar a qualidade de seu produto e processos. Por isso, para que sua infraestrutura de TI fosse atualizada, a Decatron foi convidada para encontrar soluções eficientes e inovadoras.

Era necessário implementar um controle e gerenciamento interno da nova infraestrutura, tendo como foco a otimização de recursos, a facilidade no gerenciamento do seu ambiente e a diminuição considerável de esforço operacional. Outro desafio foi garantir alta disponibilidade do ambiente virtualizado durante a migração.

 

SOLUÇÃO:

Após identificar a real necessidade do cliente, foram desenhados diversos cenários de solução, sendo proposto como o melhor e mais adequado em relação ao custo/benefício tecnológico e de negócio, a tecnologia da Nutanix juntamente com a VMware, eliminando a necessidade de configuração, gestão e controle dos dois ambientes: o virtual e o físico. 

A Nutanix foi uma solução inovadora e a mais adequada para a necessidade, visto que converge em uma única plataforma os esforços computacionais e de armazenamento, além de reduzir espaço e aumentar a performance. Somado a essa inovadora tecnologia e buscando agilizar os serviços de TI, a VMware, líder mundial em virtualização de servidores, encaixou-se com precisão nesse cenário ao complementar a estratégia de virtualização e consolidação do datacenter. 

Sendo assim, a infraestrutura tradicional alugada foi substituída por uma infraestrutura interna: moderna, flexível, virtualizada, elástica, de alta performance e gerenciada.

A Decatron disponibilizou especialistas de alta qualidade para gerenciar e implementar o projeto e ministrou uma ambientação aos profissionais da SunCoke, que ficaram responsáveis pelo novo ambiente. O processo de instalação foi com um alto grau de velocidade (2 dias) e a migração de todo o ambiente em uma semana, sem dificuldades de configuração ou paradas não programadas.

 

RESULTADO:

A implementação do projeto gerou melhorias consideráveis na utilização dos recursos computacionais e benefícios na gestão do ambiente, tais como: aumento de performance, agilidade operacional e otimização do gerenciamento da infraestrutura.

Estes resultados são comprovados no dia a dia da empresa, possibilitando mais tempo de qualidade para os avanços tecnológicos dos profissionais e a ampliação efetiva da capacidade de processamento e armazenamento. Além disso, o projeto acarretou em uma economia de 20% do custo total em licenciamento de softwares, infraestrutura e storage.