TCU

Soluções de Eficiência Operacional para o TCU

 

DESAFIO

A responsabilidade de atender o Tribunal de Contas da União, maior instituição brasileira de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União, é equivalente ao tamanho do desafio. 

O TCU possui uma infraestrutura complexa, composta por diversas tecnologias de base na sua sustentação. São diversos modelos diferentes de processadores e fabricantes, aplicados em tecnologias distintas. 

Os desafios dividiam-se em aperfeiçoar o gerenciamento do ambiente, por ser heterogêneo, e a quase inviabilidade de sua operação, sem impacto para a instituição.

 

SOLUÇÃO

O objetivo traçado pela Decatron baseava-se em ampliar a eficácia da operação para enfrentar a carência de mão de obra especializada e aumentar a qualidade dos serviços suportados. 

Além disso, era necessário implementar uma solução automatizada de recuperação de desastres e prover serviços que permitissem ao TCU manter a estabilidade e a performance do ambiente. 

A solução se baseou no conceito de Datacenter definido por software, permitindo inovação através de orquestração automatizada do ambiente virtual com VMware vCloud Suite, construção do portal de automação e autosserviço provido pelo vRA (virtual Realize Automation) e automatização dos processos relacionados ao site de contingência utilizando o SRM. 

Todo o projeto foi liderado pela Decatron, que mantém uma equipe altamente qualificada prestando Serviços Gerenciados para o TCU. Este serviço é vital para o cliente por se tratar de ferramenta crítica de sustentação do ambiente computacional e de extrema importância para que as informações do TCU se mantenham disponíveis.

 

RESULTADO

A implementação da solução vem gerando diversos benefícios para o TCU, dentre eles: 

  • Maior eficiência na infraestrutura, maximizando o resultado do investimento realizado nos ativos de TI;
  • Aumento de segurança, especialmente para as aplicações críticas;
  • Maior agilidade no provisionamento de recursos;
  • Visibilidade do nível de serviço, promovendo estabilidade e performance do ambiente.

A Decatron, através da sua experiência em compreender as necessidades atuais e expectativas para evolução do ambiente, avaliando os cenários, identificando as melhores soluções, respeitando as particularidades e a melhor relação custo/benefício para o cliente, viabilizou a entrega de um projeto eficaz, com soluções eficientes que auxiliam na sustentação de serviços críticos e melhorias para o TCU.